
CAPEX e OPEX em TI
Investir em ativos sempre foi uma necessidade que as empresas enfrentam para sustentar seus negócios.
No entanto é preciso decidir a maneira de contratar e adquirir os produtos ou serviços e ainda gerar economia para as empresas.
O grande ponto é: qual a melhor estratégia para investir em seus projetos de TI, CAPEX ou OPEX?
O que é CAPEX e OPEX?
De uma forma mais sucinta, CAPEX e OPEX são dois conceitos simples mas devem ser escolhidos com atenção.
CAPEX (Capital Expenditure) ou investimentos em bens de capital, são os investimentos utilizados na produção de outros itens. Exemplos:
• Desktops
• Laptops
• Tablets e smartphones
• Impressoras
• Pabx
• entre outros
O CAPEX está relacionado à compra de um bem (ativo), voltado para aquisições de produtos físicos.
OPEX (Operational Expenditure) ou despesas operacionais, são os custos operacionais.
Exemplos:
• Locação sem serviço
• Leasing operacional
• Outsourcing de TI
O OPEX seria um aluguel de um bem ou algum serviço prestado.
Resumindo, o CAPEX representa a compra de um ativo, enquanto OPEX seria a contratação desse ativo como um serviço.
Existe também o TCO (Total Cost of Ownership), que é um método de comparação de custos diretos e indiretos ao longo do tempo. Este estudo viabiliza o que é melhor entre CAPEX e OPEX, pois ele calcula o custo de um ativo em todo o seu ciclo de vida, considerando seu tempo de uso, manutenção, gestão, até seu descarte. Em outras palavras ele analisa a depreciação do ativo.
Toda empresa precisa reduzir seus custos e agora nós vamos te ajudar no processo em escolher a melhor estratégia para o seu negócio.
Onde a sua empresa se encontra?
O primeiro ponto de decisão entre CAPEX e OPEX, é fazer uma análise da atual situação econômica da companhia, como capital de giro, fluxo de caixa, custos operacionais, custos financeiros, vínculos contratuais, economia fiscal, além de outros fatores como o tempo que o projeto em questão levará.
Também é imprescindível fazer o estudo de TCO para que seja calculado o custo da aquisição dos ativos e sua depreciação x sua locação.
A PCTEC pode auxiliar sua empresa no processo do estudo de viabilidade técnica-financeira.
Sua empresa pode solicitar uma análise agora clicando aqui.
Quais as vantagens do Outsourcing de TI?

Na locação sem serviço ou no leasing operacional, a empresa contratada se responsabiliza pela manutenção e gestão dos equipamentos durante o período do contrato. Pode ocorrer da empresa contratada terceirizar também a função para outras empresas.
Já o outsourcing de TI, a empresa contrata os ativos junto de outros serviços agregados como gestão, monitoramento, suporte, logística, entre outros.
Outra vantagem de OPEX é que em alguns casos é possível deduzir os impostos por ser representativamente maior do que a depreciação e o custo de oportunidade promovidos pelo CAPEX.
Optar em OPEX é a solução mais viável para empresa adquirir infraestrutura de TI, equipamentos como notebooks, desktops, tablets, servidores pois exige um investimento alto para empresa e não compromete a saúde financeira da sua companhia.
Conclusão:
A locação de equipamentos de TI não necessita de um alto investimento, as implementações não possuem custo adicionais e a empresa não perde com a depreciação do ativo.
Isso resulta em redução de custo, mantem sua tecnologia sempre atualizada, permite escalabilidade e pode contar com suporte e manutenção a todo instante.
Como migrar sua empresa para OPEX
Agora que você já sabe a diferença entre CAPEX e OPEX, a PCTEC poderá te auxiliar neste processo de Outsourcing de TI para sua empresa.
Você pode entrar em contato através de nosso formulário, clicando aqui para solicitar a sua análise.
Se preferir, você pode ligar para (11) 3660-1580 e falar direto com um de nossos especialistas.